Case: ateliê artesanal de molduras
- Darcy Toledo
- 29 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
Intencionalidade na criação de imagens/fotografia
Tenho estudado muito sobre este assunto, em especial porque vejo isso como um grade problema do mercado de produção de imagens para Redes Sociais. Diariamente falo com fotógrafos e percebo que isso é uma dificuldade porque sem intencionalidade as fotos podem ficar maravilhosas só que o cliente vai fazer pouco uso delas, em especial quando falo de fotografia de uma marca pessoal ou até mesmo de um direcionamento para um público especifico.
Com base nos meus estudos e após a realização de ensaio fotográfico aplicando o método da intencionalidade no planejamento e acompanhando o resultados ao longo de 6 meses desenvolvi um roteiro para ajudar pessoas que tem essa dificuldade de alinhar a imagem com o que ela quer comunicar.
Criei um "Case" próprio para o meu ateliê. Resultado: 100% de sets fotográficos utilizados na comunicação
Roteiro pré-produção fotográfica
1 - definição do público alvo 2 - detectar objeções do meu produto/serviço ou possíveis dores do meu cliente 3 - criar um roteiro minucioso do que preciso comunicar, destacando o que será vídeo e o que será foto 4 - escrever os detalhes de como a imagem deve ser para cada item pensando no aspecto visual, elemento, produtos, figurino, espaço (locação), qual elemento deve se destaca e principalmente pensando em quem vai ver a imagem (público alvo) 5 - pesquisar portifólios de fotógrafos até encontrar um profissional que tenha a linguagem que você quer para sua marca/produto.
Case Molduraria (respostas)
1 - Púbico alvo Arquitetos/designers de interiores. Por que? Este público necessita de tempo para o desenvolvimento de seus projetos e prima por qualidade e acabamento que imprimam sofisticação na decoração. Por ser um profissional que trabalha com prazos maiores pode incorporar meu produto no seu projeto. 2 - Objeção encontrada Por ser um produto artesanal eu preciso de aproximadamente 15 dias para confeccionar as peças e enviar 3 - Estratégia Para impactar o meu público alvo preciso desenvolver uma comunicação que mostre de forma explicita o processo de produção em detalhes, bem como o cuidado no acabamento e destacar a curadoria fotográfica que é realizada por uma fotógrafa e designer. 4 - Escolha da locação/cenário O cenário para as fotos deve ser "limpo" (sem muitos elementos) e que dê ênfase no produto e nas mãos para comunicar que é artesanal e que tem muita qualidade. Mostrar detalhes da madeira, grampo, cola, acabamento, colocação de ganchos e a seleção das fotos. 5 - Escolha do fotógrafo O fotógrafo deve ter uma linguagem conceitual e artística remetendo a obra de arte com intuito de despertar o desejo pela peça.
Roteiro intencional e estratégia: Darcy Toledo Arte: Darcy Toledo Fotos: Marilia Queiroz (@lilabifotografia) Data: 22/02/2024
Commenti