top of page
Buscar

Palestra: Intencionalidade na composição de fotos para redes sociais

  • Foto do escritor: Darcy Toledo
    Darcy Toledo
  • 9 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 7 de julho tive a oportunidade de compartilhar meu estudo de caso sobre a importância da roteirização em cinco etapas antes de realizar um ensaio fotográfico de marca pessoal/produto.


Ao entrevistar fotógrafos no PodCast percebi uma queixa comum entre eles "o cliente, apesar de ter fotos lindas, faz pouco uso delas nas redes sociais e consequentemente eles ficam sem portifólio", em contra partida comecei minha pesquisa de campo escutando o outro lado, o do cliente, foi quando notei que eles amam as fotos só que elas não fazem sentido na comunicação.



Então resolvi fazer um estudo de Caso usando minha molduraria como base.

Objetivo: Comunicação no Instagram



Ensaio fotográfico 1- sem roteirização

Realizei uma pesquisa visual usando o Pinterest e tendo como base ateliês artesanais, em especial da Europa e Estados Unidos. Com base nas pesquisas fiz um roteiro dos cenários, peças que precisa produzir e figurinos que deveria usar em cada espaço. Resultado: fotos lindas (lindas mesmo) e no momento de utilizar no Instagram consegui utilizar uns 30% do material.


Ensaio fotográfico2 - com roteirização

Comecei criando um roteiro pré-produção seguindo os 5 passos abaixo:


1 - definição do público alvo 2 - detectar objeções do meu produto/serviço ou possíveis dores do meu cliente 3 - criar um roteiro minucioso do que preciso comunicar, destacando o que será vídeo e o que será foto 4 - escrever os detalhes de como a imagem deve ser para cada item pensando no aspecto visual, elemento, produtos, figurino, espaço (locação), qual elemento deve se destaca e principalmente pensando em quem vai ver a imagem (público alvo) 5 - pesquisar portifólios de fotógrafos até encontrar um profissional que tenha a linguagem que você quer para sua marca/produto. Resultado: utilizei 100% dos sets na comunicação

Case completo aqui



Créditos:

Gravação dos videos, fotos e storymaker realizado pela fotógrafa Agnes Rieger Evento: Coffe Beauty 3.0 Assista aqui Intencionalidade na composição de fotos para redes sociais (youtube.com)






 
 
 

コメント


bottom of page